sábado, 9 de junho de 2012

Ambientes pequenos, confortáveis e bem decorados

Se você mora em um espaço pequeno e acha que o lugar poderia ficar mais amplo e bonito, saiba que com esses ótimos truques de decoração e distribuição de espaço que o blog da Bela Imóveis trouxe para você sua casa pode ficar do jeitinho que você deseja.


Ambientes pequenos são muito limitados e necessitam de muita organização para deixá-los sempre confortáveis. Se você está prestes a mudar, analise bem os espaços, faça medições e crie um bom planejamento para tudo ficar no lugar certo.

Além disso, é importante seguir algumas dicas para arrumar móveis e acessórios e ter uma área de circulação satisfatória. Pois, sem um mínimo de espaço disponível, é complicado transitar entre a mobília e manter a casa agradável. Porém, atualmente, espaço nos imóveis é uma preciosidade. A cada dia, o mercado imobiliário lança apartamentos cada vez menores, transferindo os metros quadrados para as áreas de lazer de uso comum dos condôminos.

Com isso, a escolha dos móveis, tapetes, cortinas e decoração deve ser bem pensada para deixar o cantinho da moradia confortável. Alguns itens e boas ideias podem deixar os cômodos mais espaçosos e com uma ótima sensação de amplitude. Confira abaixo algumas dicas valiosas para você organizar o seu espaço.

Cores das paredes

Fuja dos tons fortes e escuros. Para dar a sensação de amplitude e deixar seu apartamento mais claro, escolha cores suaves, neutras e em tonalidades pastel.

Branco, gelo, creme, tons de cinza mais claro e verdes suaves estão sempre em alta e podem compor lindos ambientes monocromáticos ou combinados entre si em intensidades diferentes, desde que sejam no mesmo tom.


Dê adeus a móveis e objetos desnecessários
Na sua casa existe alguma mesinha ou enfeite que fica no meio do caminho? Você sempre tropeça ou esbarra em algum item que não serve para nada? Então, é hora de se desfazer desse tipo de objeto e abrir espaço para o seu maior conforto.

Muitas vezes nós mantemos objetos em casa que nem ao menos combinam com a decoração. Alguns são herdados da família, outros vêm de compras por impulso, mas, o importante é analisar a utilidade e harmonia deles com o seu ambiente. Se não combina com nada ou não tem nenhum uso, se desfaça vendendo ou doando para alguma instituição. Dessa forma, vai sobrar espaço para itens mais úteis ou simplesmente para uma melhor circulação da sua casa.

Faça-se a luz

Se o seu apartamento tem uma boa fonte de luz natural, ótimo! Deixe sempre as janelas abertas, pois quanto mais iluminado o espaço, maior a sensação de amplitude.

Para a decoração escolha cortinas de cores neutras e mais claras como as brancas e beges. Se desejar alguma cor nelas, prefira apenas as que possuem detalhes como os riscados ou com listras finas de tons de marrom.

Escolha sempre os mais discretos, pois são mais fáceis de harmonizar com o restante da decoração e dos móveis. O tecido das cortinas deve ser leve e semitransparente para não cortar totalmente a iluminação quando fechada.

Se não houver necessidade de cortinas, melhor ainda. Sem elas o espaço fica ainda mais amplo.
Para a iluminação artificial o uso de luminárias de canto e luzes dicroicas embutidas em teto de gesso pode deixar o lugar mais aconchegante, sem comprometer o espaço.

Espelhos



Uma das dicas mais famosas de decoradores para ampliar a sensação de espaço é a utilização de espelhos. A colocação de um modelo grande em uma das paredes da sala, por exemplo, pode proporcionar uma grande diferença no visual, fazendo-o parecer bem maior.

Móveis menores, espaço maior

Se você mora num apartamento ou casa com sala pequena, por mais que você ame aqueles megasofás, é praticamente impossível deixá-lo no cômodo com mais algum item para compor o ambiente. Móveis grandes roubam o espaço disponível, deixando o lugar com a aparência de apertado e até bagunçado algumas vezes.


A solução é substituí-los por sofás menores, pequenas poltronas, cadeiras ou pufes. Mesas de canto devem ser pequenas e baixas para ocupar o mínimo de espaço possível. Se você tem aquela mesa de centro que vive atrapalhando o seu caminho, é hora de tirá-la também do ambiente ou substituí-la por uma menor.

É importante lembrar de que quanto menos objetos e móveis o espaço tiver, mais clean e bonito ele ficará, valorizando e dando uma maior sensação de tamanho.

Chão livre


Não encha o chão de tapetes. Além de atrapalhar a circulação, colocar muitos pode encolher o ambiente. Escolha apenas um modelo para cada lugar, de cores claras, e deixe sempre boa parte do chão à vista. Dessa forma, a sensação de amplitude será maior.

Confira abaixo outras dicas para espaços pequenos:
Se possível, troque as TVs antigas que ocupam muito espaço, por versões em LCD que são mais finas e podem ser também penduradas nas paredes para economizar espaço;
Em quartos de crianças, prefira o uso de beliches ou bicamas;
Analise o seu espaço e veja se é possível abolir algumas portas. Você pode deixar uma passagem mais livre ou trocar a porta comum pelas versões corrediças;


  • A cozinha de estilo americano que se une a sala através de um balcão é uma ideia excelente para economizar espaço. É possível colocar bancos altos para fazer as refeições no balcão e abolir a mesa de jantar. Além disso, a integração dos dois cômodos é ótima para cozinhar e receber os amigos num encontro animado;
  • Móveis planejados de cor branca ou tons de madeira mais claros são os mais indicados para dar mais amplitude nos espaços.
  • Na hora de pendurar quadros, escolha poucos. Não encha a parede. O ideal é que tenha apenas um quadro por parede. No máximo, dois;
  • Na sala, troque estantes grandes e altas por racks;
  • Os toques coloridos podem ficar por conta de almofadas e quadros. Os tecidos dos sofás devem ser de tons sóbrios e neutros;
  • Mesas com tampo de vidro dão mais leveza e profundidade aos ambientes.


Fonte: UOL




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...