sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como escolher o tapete ideal para sua casa

Os tapetes são peças importantes na decoração de ambientes. Além de seu papel estético, já que as peças são utilizadas para embelezar salas, quartos, cozinhas e banheiros, o artigo é funcional e contribui muito para destacar e aquecer os espaços da casa.



Contudo, na hora de escolher o seu tapete, é preciso levar alguns fatores em consideração: o tamanho, o formato, a cor, o local onde o acessório será colocado e algumas outras características vão determinar o tapete perfeito para decorar o seu lar.

Por esse motivo, o blog da Bela Imóveis trouxe algumas dicas importantes para que a decoração da sua casa fique ainda mais bonita e aconchegante com a ajuda dos tapetes.

As utilidades de um tapete

Além de bonito, o tapete é um acessório de decoração prático e funcional que pode ser colocado em diversos cômodos da sua casa. Entre as utilidades de um tapete, a designer de interiores Isabella Torquato Melendres destaca que a peça serve para delimitar espaços, contribuir para a diminuição de ruídos e trazer uma sensação de aconchego e calor aos ambientes.


No caso da delimitação de espaços, é possível dar destaque a um ambiente de estar que seja integrado com a área de jantar, por exemplo, apenas com a colocação de um tapete. Nos quartos, é possível distinguir a área comum da mesa de trabalho dos adultos – ou bancada de estudos, para as crianças – simplesmente ao colocar um tapete sob a mesa.

Em salas com home theater, o tapete é um dos acessórios mais utilizados para melhorar a qualidade do som, sem contar o conforto que a peça traz para o ambiente. Para pisos sensíveis, além de eliminar os ruídos (o que é especialmente importante em apartamentos), os tapetes ainda podem cobrir imperfeições e proteger o chão de riscos e manchas.

Como escolher

Com a imensa variedade de opções no mercado, o desafio de eleger um único modelo para levar para casa e renovar o ambiente se torna um pouco mais difícil. No entanto, basta observar alguns fatores que vão influenciar na escolha do tapete e você verá que é mais fácil do que parece.

A designer de interiores Isabella Torquato Melendres deixa uma dica: “É interessante comprar o tapete quando a maioria dos móveis já foi adquirida, a não ser que você possua uma relíquia de família, como um tapete persa – esse seria um caso à parte”.


Então, a partir dos móveis presentes no cômodo que você deseja decorar com um tapete, Isabella explica que é preciso começar a considerar fatores como “tamanho, formato, estilo, cor, padronagem, material, manutenção e, é claro, o valor”.

O primeiro passo é obter as medidas do espaço que você possui e definir o formato que melhor se adéqua ao ambiente. A dica aqui é buscar um tapete diretamente proporcional ao espaço que você dispõe, “pois um tapete muito pequeno ou muito grande pode desvalorizar toda a sua decoração”, explica Isabella. O objetivo é que o acessório complemente e valorize as outras peças que já existem no cômodo, deixando o visual geral mais atraente.

Cores e padronagens

Segundo a designer de interiores, as cores do tapete podem ser usadas para reafirmar a paleta de cores do local e ainda podem servir como um elemento de contraste no ambiente – essa segunda opção acaba chamando mais atenção para o tapete.


Entre as funcionalidades, as cores também contribuem para que o artigo de decoração construa efeitos interessantes nos mais diferentes espaços. Isabella Torquato Melendres comenta que “os tapetes com cores claras ampliam o ambiente, mas exigem mais manutenção. Já os tapetes com cores escuras não revelam tanta sujeira e trazem mais aconchego, mas também podem ‘fechar’ o espaço”.

Para quem deseja escapar dos tradicionais tapetes lisos, Isabella recomenda as texturas como uma excelente alternativa: “um desenho em relevo quebra a monotonia de um tapete de cor neutra”. Já para quem deseja investir nas cores, existem muitas opções de padronagens geométricas e florais.


A designer de interiores comenta que os tapetes listrados são bastante procurados, pois as listras verticais dão a sensação de um ambiente mais largo e amplo. Já os acessórios com motivos florais são responsáveis por dar um toque feminino aos espaços da casa.

Os tapetes e seus materiais

A designer de interiores começa explicando que a escolha do material do tapete está diretamente ligada ao espaço em que ele vai ser utilizado. Entre os mais requisitados, a especialista elege os tapetes com fios sintéticos, sendo o nylon o mais comum deles. Segundo Isabella, esses tapetes são “mais versáteis e bastante usados em diversos ambientes, inclusive quartos, pois têm melhor manutenção e um bom custo-benefício”.


Entre os materiais nobres, a designer de interiores cita o couro e a seda, mas alerta que esse tipo de tapete pede que a manutenção seja executada por empresas especializadas, embora constituam boas opções para decorar áreas sociais. “Fibras naturais, como o sisal, também são bastante utilizadas em áreas sociais, mas exigem certos cuidados, pois mancham com facilidade”, completa Isabella.. . . . .

Depois de conferir todas essas dicas de decoração de interiores, basta aplicá-las nas salas, quartos, cozinhas e banheiros da sua casa – ou até mesmo no seu escritório – e desfrutar de espaços mais confortáveis e aconchegantes.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...