sábado, 16 de junho de 2012

Como escolher seu sofá e o tecido ideal para ele




Escolher o sofá pode ser uma das partes mais divertidas, porém trabalhosas da decoração da sua casa. São inúmeros fatores que devem ser levados em conta e aparentemente existe uma opção para cada um deles. Com isso, a escolha do sofá dos seus sonhos acaba ficando ainda mais complicada.

Muitos dizem que o sofá é a “alma” da sala. Por isso, é importante que você considere vários pontos como o espaço que você tem disponível, as cores que serão usadas no restante da sala, o estilo do sofá, o tipo de tecido e, claro, as almofadas e outros complementos para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Agora, você confere algumas dicas para não errar na hora de escolher o seu sofá e o melhor tecido para ele.

Medidas, tamanhos e espaço 

Antes de escolher o seu sofá, leve em consideração a planta do seu apartamento ou casa. Isso vai definir qual o melhor tamanho para o móvel. De nada adianta um sofá grande e superconfortável se você não tem espaço suficiente para abrigá-lo sem atrapalhar a circulação no ambiente. Por isso, planeje muito bem essa parte.


É importante que o seu sofá acompanhe o seu estilo de vida. Se você costuma receber amigos com frequência, talvez seja interessante pensar em um modelo maior. Mas, se não houver espaço, você pode complementar o número de lugares com pufes e até mesmo os zabutons – as tradicionais almofadas japonesas feitas para sentar-se no chão.

Tire as medidas da sala e leve à loja ou ao estofador. Isso garante que você não vai ter surpresas ruins quanto ao tamanho do seu sofá. Portanto, pegue a sua trena, papel e caneta para anotar as dimensões.

Modelos e tendências

Minimalistas, modernos, tradicionais e até mesmo aqueles bastante conceituais. A variedade de modelos de sofá é realmente muito grande. Por isso, é muito importante que você leve em consideração o estilo de decoração da sua casa ou, pelo menos, do ambiente em que aquele sofá vai ficar.


Se você pretende criar um ambiente moderno, sem muitas cores e deixar o destaque para o sofá, procure um móvel que corresponda a esse estilo. Afinal, é importante harmonizar o ambiente da melhor forma possível. Tome cuidado com tendências passageiras. É bom analisar se você realmente gostou daquele modelo ou só vai comprá-lo porque está na moda. Portanto, pesquise e teste pessoalmente os modelos que lhe parecerem interessantes.

Cores e texturas

Novamente, é hora de pensar no que vai ficar ao redor do seu sofá. Isso inclui: tapete, paredes, almofadas, armários e demais móveis. Como se trata de algo grande, é um pouco complicado usar muitas cores fortes e texturas exuberantes. Deve-se lembrar de que deixar o sofá como objeto de destaque na sua sala é válido para ambientes “clean”.


Em geral, sofás estampados ou com cores muito fortes tendem a combinar melhor com cores sólidas ao redor. O segredo está em evitar o conflito entre padrões – se você já usou texturas ou tons fortes, não repita essa ideia. Normalmente, as cores mais usadas são as variações de bege e cinza. Neutras, elas deixam o ambiente mais versátil e você pode usar demais complementos de paleta em acessórios.

Tecidos e durabilidade

Como existem muitos tecidos para revestir o seu sofá, é interessante conhecer alguns deles antes de fechar a compra. É importante levar em consideração a durabilidade e a facilidade em limpar, caso alguém derrube bebidas ou as crianças resolvam brincar por ali.

Jeans ou brim

É um dos mais resistentes dos tecidos para sofás. Perfeito para quem tem animais de estimação, crianças pequenas. A lavagem também é bastante prática, apesar de encolher com facilidade.

Aveludados

Se você mora em cidades muito quentes, desconsidere esta opção. Afinal, o veludo costuma esquentar demais. Costumam deixar o ambiente mais refinado, mas não costumam ser muito fáceis de limpar.

Poliéster

Se você tem animais de estimação, nem pense em usar este tecido. Por desfiar com facilidade, ele não é recomendado nestes casos. Porém, o efeito do tecido aplicado ao sofá fica muito bonito e este costuma ser mais fácil de limpar.

Couro

Legítimo ou sintético, este sofá é bastante durável e fácil de limpar. Ainda que não seja muito recomendado para ambientes quentes, o couro também confere um estilo especial ao móvel. Por isso, é interessante considerar essa opção.

Sarja peletizada

É um dos tecidos mais macios do mercado e é perfeito para vários ambientes. Além disso, é fácil de limpar e costuma oferecer uma boa durabilidade. Logo, não se esqueça de colocar este tipo de tecido na sua lista.
Almofadas e mantas

Depois de ter escolhido o seu sofá, é hora de começar a pensar em como ele vai ser decorado. As almofadas são um dos principais itens para dar um toque especial no seu ambiente. Caso o seu móvel tenha cores neutras, essa é a sua oportunidade de ousar e trazer mais vida.


Outra opção é usar as mantas para dar maior fluidez ao ambiente. Se o seu sofá é realmente discreto, as mantas com cores quentes e estampas podem ser perfeitas para vitalizar a sala. Você pode escolher um canto para destacar tanto com as almofadas quanto com as mantas. Por isso, procure usar cores harmônicas e complementares.

Agora você já pode escolher o seu sofá sem medo de errar!
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...