quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O charme da decoração da casa de praia


Se você tem casa ou apartamento na praia e quer dar uma renovada nesses lugares, saiba que a decoração para ambientes praianos permite brincar com diversos elementos que remetem ao mar e ao verão. Com essa liberdade, é possível criar ambientes alegres e cheios de estilo para o seu cantinho na praia ficar ainda mais aconchegante e charmoso.

Decorar com um tema da praia transmite uma sensação relaxante e tranquila para os ambientes. Esqueça aquela casa de praia descuidada, sem cores, com móveis desconfortáveis e sem nenhuma decoração. A ordem é renovar os ambientes de várias formas, sejam elas mais divertidas, clean, sofisticadas ou rústicas. Para isso, não é necessário grandes gastos, basta ter criatividade e vontade de mudar.



Ideias e inspirações



Uma pintura nova já dá outra cara para a sua casa ou apartamento de praia. Assim como alguns itens de decoração como quadros, enfeites e almofadas. Você pode se inspirar em motivos náuticos, como barcos e cores de referência, ou em animais do oceano, como peixes e cavalos-marinhos.

É divertido também usar elementos resgatados do próprio mar para decorar estantes e mesas como conchas e búzios. Mas lembre-se de dosar bem os itens para o ambiente não acabar ficando exagerado e deselegante.

Uma decoração rústica, usando móveis de materiais naturais como madeira e bambu também são sempre ótimas opções. Cortinas e tapetes de bambu também conferem um estilo elegante. Se você gosta de algo mais clean, utilize linhas mais modernas e cores em tom pastel, sendo o verde-água e o ocre, boas opções de cores, sempre combinadas ao branco ou bege.


Plantas e flores também são essenciais para manter o ambiente, combinando com o frescor do mar. Para uma casa gostosa e aconchegante nos dias de calor, móveis e cortinas claros devem ser usados dão mais luminosidade aos ambientes. Escolha cores como o branco, bege e cáqui.

Falando em luminosidade, quanto mais você puder usar a luz natural, melhor. Se possível, troque janelas pequenas por maiores e deixe as varandas sempre abertas (se o local for seguro). Confira mais sugestões abaixo de como decorar a sua casa de praia:

Cores



As cores de inspiração náutica como o azul (marinho ou de outros tons), branco e bege são sempre opções certeiras para a decoração de casas de praia. Você pode brincar com o estilo navy, em móveis, roupas de cama ou almofada listradas em azul e branco, podendo ainda dar um toque vibrante com o vermelho.

A casa de praia é um lugar em que você pode criar com mais liberdade, podendo alterar mais facilmente a decoração.


Se você gosta de algo mais divertido, mescle cores mais vivas, usando turquesa, amarelo e laranja, ou outras cores que você gostar, mas que façam uma boa combinação. Entretanto, não faça isso em todos os cômodos, pois pode ficar cansativo. Escolha alguns locais específicos, como uma sacada ou uma varanda.

Revestimentos de tons naturais


Nos banheiros e nos ambientes externos os revestimentos em tonalidades que remetem à areia do mar proporcionam um visual sofisticado aos locais.

Revestimentos e pisos que sejam de materiais naturais como arenito e ardósia também dão um toque de estilo às casas e apartamentos de praia, principalmente em paredes e áreas externas.


Sala relaxante



Não há nada melhor nos dias de descanso do que chegar da praia, tomar um banho e repousar numa sala confortável. Para isso, é importante um sofá gostoso e macio, sendo que é interessante que ele tenha um tecido impermeável, pois é comum alguém chegar da praia molhado ou com areia. Com o revestimento impermeabilizado, a limpeza se torna mais fácil e o móvel também tem maior durabilidade.

Em se tratando das cores da sala, uma combinação de tons brancos e neutros cria um cenário sereno que pode ser personalizado com acessórios mais coloridos como almofadas, mantas e flores, que podem ser trocadas periodicamente para dar sempre uma renovada no ambiente.

Cores no banheiro



Ao contrário da crença popular, espaços pequenos são muitas vezes os melhores locais para experimentar cores da parede, principalmente se o seu banheiro de praia não seja revestido com azulejos.

Você pode usar cores como o azul ou verde, variando a tonalidade de acordo com o seu gosto. Decorar o ambiente com quadrinhos e enfeites de motivos náuticos também proporciona um visual divertido ao local.

Quartos bonitos e aconchegantes



Que tal deixar de lado aqueles lençóis velhos e desgastados que você sempre deixa para a casa de praia? Dê uma alegrada nos ambientes de descanso com lençóis, almofadas e edredons com motivos náuticos. Use muito azul, branco, bege e verde claro.

Além disso, você pode pontuar alguns itens com cores mais vibrantes em objetos decorativos ou mesmo em luminárias e cortinas.


Abuse da madeira



Móveis e objetos de madeira são ideais para casas de praia, pois são mais duráveis com a ação da maresia, que é corrosiva em materiais como o ferro. Por isso, evite itens que utilize o metal em seu cantinho à beira mar, pois eles podem enferrujar e estragar muito rápido.

Varandas charmosas



Tanto varandas de casas e apartamentos quanto decks foram feitos para relaxar.

Por isso, deixe esse local bem livre e arejado, optando por móveis como cadeiras de vime ou bambu com almofadas, e redes confortáveis.

Assim, não vai faltar lugar para todos aproveitarem um bom descanso.

Do mar para a decoração


Se você quer encontrar conchas, estrelas do mar e outras belezas do oceano para decorar a sua casa de praia, mas acha difícil encontrar na beira-mar, visite lojinhas de artesanato locais ou mesmo feirinhas livres que oferecem sempre boas opções para serem garimpadas por preços superacessíveis.

Geralmente, nesses lugares, é possível encontrar enfeites lindos que refletem a cultura caiçara de forma encantadora, que podem deixar a sua casa ainda mais estilosa.

Natureza por todos os cantos


Uma casa de praia fica ainda mais bonita e com aquele estilo típico de veraneio quando decorada com itens que utilizem materiais naturais como vime, bambu, juta, madeira e sisal.

São infinitas as utilizações desses materiais, sendo que eles podem fazem parte de sofás, cadeiras, mesas, cortinas, tapetes, cestos decorativos, redes, vasos e até cúpulas de luminárias e lustres. Além de possibilitarem ambientes bonitos, esses materiais são sustentáveis e também de preços mais acessíveis.


As plantas também são ótimas opções para fazerem parte da decoração, proporcionando ainda mais leveza aos ambientes. Escolha as espécies mais resistentes ao calor.

Pisos


É sempre bom lembrar que chão de casa de praia suja mais rápido devido ao acúmulo de areia ou mesmo pela maior movimentação de pessoas. Por isso, opte por um piso que seja fácil de limpar, sendo que os de revestimento cerâmico são boas opções.

Outros materiais de piso frio como o porcelanato ou granito também são ótimas opções para casas de praia mais sofisticadas. Os laminados também podem ser usados, embora a durabilidade seja menor.

Área externa e piscina



Se a área externa da sua casa de praia tem uma piscina ou mesmo um jardim, deixe esse lugar sempre agradável de estar com cadeiras confortáveis e mesinhas com guarda-sol. Não use os modelos de móveis de ferro, pois podem enferrujar com a maresia, como foi dito anteriormente.

Manter a grama sempre aparada e a manutenção da piscina em dia fará desse lugar um dos preferidos nos dias de calor. O piso antiderrapante também é essencial para evitar acidentes próximo à piscina.* * *

Aproveite as sugestões e mude um pouco o seu cantinho de praia. Ainda dá tempo de fazer e aproveitar as alterações na decoração e no que diz respeito ao conforto do lugar.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...