segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coral anuncia cor e tendências de 2013 para decoração

A Coral realiza anualmente uma pesquisa para lançar as principais tendências de cores, a Colour Futures. E, para 2013, a aposta da empresa é o Violeta Inspirado, um tom que traz uma mistura entre azul, violeta e roxo, associado à ideia de honestidade. O estudo internacional propõe um tema central, cinco tendências, 76 cores e uma cor principal. “Existem muitas cores por aí. Por isso, o nosso trabalho é criar conceitos e perceber tendências que facilitem a vida e a escolha dos nossos clintes”, afirmou Heleen Van Gent, diretora do Centro de Estética Global da Akzo Nobel, que detém a marca Coral. A ideia é que essas cores sirvam de inspiração não apenas para projetos de decoração, mas influenciem outros setores tambpem, como de moda e beleza.





“O tema-chave de 2013 é conexões. A reflexão veio a partir de como as redes sociais influenciam na forma de se relacionar com o outro e consigo mesmo. A vida moderna é centrada nessas conexões”, justificou Heleen. A partir disso, uma equipe de 18 especialistas em cores de diferentes países e culturas traçaram cinco tendências.

A primeira, chamada Paixão Coletiva, reflete como o nosso interesse muda rapidamente: um tema amplamente discutido na rede pode dar lugar a outro em minutos. Esse comportamento, facilitado pelas redes sociais, criam novas possibilidades de compartilhamento de conteúdo e inspirou uma paleta de cores fluidas que reúne de tons pastel a fluorescentes. O clima de nuvem de cores é reforçado pelo uso de justaposição e degradês entre as tonalidades. Fazem parte desse tema as cores Limão Verde, Lima Suave, Trilha para Caminhada, Pêssego Real, Creme de Pitanga, Laranjal, Delícia, Jazz de Bongô, Rosa Carnaval, Lilás Primavera, Azul Arcadiano, Canto do Azulão, Montanhas da Escócia, Safira Intensa e Recife Prateado.

A segunda tendência foi batizada de Desconectando e reforça o conceito de que muitas vezes é necessário um momento e um espaço para se desligar das interferências do mundo exterior. As cores da paleta são associadas com paisagens de neve, neblina do começo da manhã, roupa de cama recém-passada, águas paradas e noites estreladas, que trazem sensação de tranquilidade, silêncio, equilíbrio e incentivam a limpeza da mente para criar espaço para novos pensamentos. Dentro do tema, estão Magia Negra, Mica Negra, Tratamento Real, Chocolate Amargo, Art Déco, Crescente Cósmico, Cinza Névoa, Cosmos, Branco Esfumaçado, Branco Memória, Brisa de Inverno, Cinza Alpino, Inocência, Carvão do Ártico, Porcelana e Andino.

O terceiro tema é A Arte da Compreensão, que revela a tendência de retorno aos anos 1950, quando aparentemente as coisas eram mais simples, e evidencia a vontade de decodificar o mundo ao redor. A paleta mostra cores ensolaradas e com gosto de infância, que refletem organização e simplicidade. Ela reúne a ideia de alimentos e doces como cereja, chocolate, biscoito e raspadinha de groselha. Dentro do tema estão as cores Trilha para Caminhada, Cogumelo Japonês, Magnólia de Primavera, Ornamento em relevo, Adorno Rupestre, Pelicano, Flor de Lótus, Bronze Toscano, Laço de Amor, Lago Vienense, Calça Capri, Azul Tempestade, Flamenco, Fascinação, Rosa vermelha e Rainha.



O quarto tema traz o conceito e o nome de Feito em Casa. Ele mostra a nova tendência para coisas artesanais, da produção caseira e pequena escala. A paleta traz cores saturadas, inspiradas em pigmentos da natureza, de frutas e vegetais, que trazem o conceito de conexão com pequenos grupos familiares, da comunidade e consigo mesmo. Fazem parte dessa linha as cores Branco Chinês, Calma, Bege Mineral , Caule de Rosa, Preto Floresta, Preto Zibelina, Canto se Sereia, Pote de Argila, Rebento, Águas Calmas, Ondas da Lua, Toque de Imbuia, Rocha Castelo, Renda Primorosa, Estratosfera e a cor do ano: Violeta Inspirado.

A última tendência recebeu o nome de Conforto Visual e trabalha o conceito da busca do aconchego na arte e na natureza. Essa paleta foi inspirada nos jardins floridos pintados por mestres como Monet, Renoir, Manet e Degas. Ela traz tonalidades neutras e naturais, florais e matizes douradas e bronzes, que combinam perfeitamente entre si. As cores desse tema são Sonata, Rosa Capri, Cascalho, Creme de Café, Chá da Tarde, Feriado Romano, Castelo de Areia, Istambul, Branco Memória, Anoitecer, Sorvete de Ameixa, Sorvete de Amora, Roxo Escocês, Cruzeiro Noturno e Zona do Crepúsculo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...