terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A DECORAÇÃO DA PRIMEIRA CASA: POR ONDE COMEÇAR?




Você finalmente tem  a própria casa! Agora, além de arrumar as coisas do seu jeito, poderá decorar como sempre desejou. Mas nem sempre esse sonho é realizado imediatamente, já que as despesas com móveis e decoração podem ser bem elevadas.

E aí surgem as dúvidas: “Por onde começar? O que é mais importante? Como criar um clima charmoso e aconchegante sem gastar uma fortuna?”. Quem dá as dicas é o arquiteto Denis Cossia, do escritório NK&F Arquitetura da Paisagem.

 

Estude a planta e analise suas necessidades


– Procure aproveitar toda a área disponível. “Observe, por exemplo, se os ambientes podem ser integrados para ter uma sensação de amplidão ou se eles devem ser isolados por conta do barulho e da privacidade”, explica o arquiteto.

– Avalie se a iluminação natural é adequada para o ambiente. “De nada adianta, por exemplo, montar o escritório em um quartinho pequeno e mal iluminado, pois os moradores vão acabar trabalhando na sala de jantar”, comenta Denis.

– Planeje com calma: priorize os cômodos a serem decorados conforme a necessidade e a utilização. Normalmente, o quarto e a cozinha são os mais usados. Se começar pela cozinha, lembre-se de que os principais itens são aqueles indispensáveis para o dia a dia, como a geladeira, o fogão e uma bancada de apoio para as refeições. Para dar um toque criativo, invista em eletrodomésticos de cores vibrantes, como o vermelho.  Outra boa ideia é revestir uma das paredes com pastilhas coloridas ou colocar um adesivo norefrigerador. Já no quarto, a cama deve ser o primeiro investimento. O modelo box é prático e versátil. Para dar personalidade, coloque uma bela colcha com uma tonalidade que proporcione aconchego e favoreça o repouso, como azul, lilás ou verde. O segundo item deve ser planejado é a cortina, que vai dar a sensação de privacidade.

– O banheiro pode ser organizado de maneira prática, funcional e criativa. Se for pequeno, cores claras e um grande espelho ajudam a ampliar o cômodo.  Acessórios, como por exemplo, tapetes, toalhas de banho, saboneteira e escova de dentes em tons coloridos e vibrantes são soluções baratas e originais, além de deixarem o ambiente mais alegre.

– Em seguida, comece a decoração da sala de estar. “Como esse é o ambiente em que a família se reúne para conversar, ver TV e relaxar, ele deve ser prático e confortável. Se tiver crianças ou animais de estimação, opte por um sofá com revestimento resistente, impermeável e lavável. E lembre-se de que os modelos claros são bonitos, mas sujam facilmente”, alerta Denis.

APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS.UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS


Para uma decoração charmosa e personalizada

– Invista em paredes coloridas! “Elas podem combinar com os tecidos de modo geral, como por exemplo, colchas e almofadas, deixando a casa muito elegante. Porém, evite as texturas (como o grafiato) em ambientes internos, pois, por serem ásperas, podem arranhar a pele e estragar as roupas”, orienta o arquiteto.

– Planeje uma iluminação funcional e criativa. “As luzes mais baixas e suaves deixam o espaço acolhedor, já as mais fortes são perfeitas para destacar quadros e outros elementos decorativos”, ensina Denis. Se quiser sugestões para decorar com estilo e bom gosto, confira a matéria "Iluminação com estilo".


– Distribua aromatizantes em varetas, sachês, velas oupot-pourri, deixando sua casa perfumada e aconchegante. E para que suas roupas fiquem mais cheirosas, use Fofo Concentrado no último enxágue. Você sentirá um aroma refrescante e delicioso ao abrir os armários!

– “Uma casa com todos os móveis de um mesmo estilo corre o risco de ficar com cara de loja.  É legal fazer um mix com peças de épocas diferentes, misturando as clássicas com as modernas. Você pode, por exemplo, aproveitar uma mesa antiga que ganhou da sua avó e combiná-la com cadeiras arrojadas. E para deixar o novo lar mais personalizado, enfeite-o com objetos que tenham valor afetivo, como lembranças de viagens e fotos”, sugere Denis.

– Depois de ter comprado todos os móveis da casa, siga para os acessórios que complementam a decoração e dão um toque de elegância e estilo. “Invista em cortinas, tapetes almofadas. Uma boa opção, por exemplo, é escolher cores que combinem com diversos objetos, compondo um ambiente harmônico e criativo”, sugere o arquiteto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...