segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Entrou dinheiro extra; invisto ou abato financiamento?


Internauta vendeu carro e quer saber se é melhor investir o dinheiro ou usá-lo para amortizar prestações de seu imóvel

Apartamento de três dormitórios no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro

Dúvida do internauta: Tenho um apartamento financiado em 30 anos pelo Sistema de Amortização Constante (Tabela SAC). Já paguei 14 prestações e hoje meu saldo devedor é de 109.000 reais. Tenho 50.000 reais resultantes da venda de um carro. Qual a melhor forma de abater a dívida desse financiamento? Ou é melhor investir esse dinheiro?

Leia Mais

  • APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS
Resposta de Joe Powell*:
Aplicar esses recursos ou amortizar o seu saldo devedor vai depender algumas considerações.
1. Qual é a taxa de juros que você paga atualmente no seu financiamento imobiliário? Existe alguma aplicação no mercado que vai remunerar o seu capital ao menos na mesma taxa?
2. O quanto você se sente confortável com a manutenção dessa dívida? Se você tem um emprego relativamente estável, com uma renda constante, talvez seja uma boa ideia guardar essa reserva de 50.000,00 para emergências.
3. Você pretende financiar a compra de um outro carro? Se for o caso, seria interessante pensar em utilizar esses 50.000 para essa compra, em vez de contratar um financiamento automotivo, bem mais caro do que o seu financiamento imobiliário (as taxas de crédito imobiliário giram em torno de 9% ou 10% ao ano, enquanto taxas de crédito automotivo giram em torno de 1,5% ao mês!).
Se você quiser pagar menos juros neste financiamento imobiliário, e quitá-lo o quanto antes, é melhor usar esse dinheiro para amortizar a dívida.
*Joe Powell é diretor da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...