sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Portas para marcar presença


Modelos que fogem do padrão ajudam a definir seu estilo desde a entrada da casa


Se a primeira impressão é mesmo a que fica, o que dizer, então, do descaso com que grande parte das portas de entrada das casas são tratadas? Apostar em uma porta de encher os olhos faz a diferença e ajuda a definir seu estilo desde a entrada.


“Ela é o cartão de visitas e deve ser diferente das demais”, diz a arquiteta Jóia Bergamo. Por esse e muitos outros motivos é importante escolher um modelo que combine com a morada (e com o seu jeito).

A porta também deve estar em sintonia com o hall . Se a decoração for clássica, por exemplo, um modelo contemporâneo pode não cair tão bem. “Claro que sempre vale ousar e mesclar, mas sempre com equilíbrio e bom senso”, afirma o arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá.
Uma porta de entrada deve ter, pelo menos, 80 cm de largura por 2,10 m de altura. No entanto, as proporções podem variar de acordo com o tamanho da casa. “Se houver espaço disponível, opte por um modelo grande, imponente. Isso causa boas impressões”, diz o profissional.
APARTAMENTOS EM SANTOS DE 1,2,3,E 4 DORMS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS


Divulgação
Feita com tábuas de MDF laqueadas, a porta parece um quebra-cabeça quando aberta
Quando chegar o momento de eleger o material da esquadria prepare-se, pois a lista de possibilidades é extensa. “As de madeira oferecem aconchego  ao ambiente”, conta o arquiteto Sidney Quintela. Mas elas não são as únicas. Atualmente, há inúmeras opções. “As de vidro e as revestidas com lacas coloridas ganharam espaço no mercado”, diz Jóia. Ferro e aço inox também estão em alta. “E caem bem na maioria dos projetos”, comenta Dutra de Sá.
Combinar materiais em um único modelo também vale. “Dá para mesclar vidro serigrafado com laca. Ou então desenhar uma com frisos e relevos. Tudo depende da intenção e dapersonalidade dos moradores”, explica de Sá. Só tome cuidado para não pecar pelo exagero. “Colocar muitos detalhes ou fazer desenhos em excesso na madeira pode ficar pesado. Tudo tem o ponto do belo e, se ultrapassar essa medida, corre o risco de cair na cafonice”, completa o profissional.
Pesquise antes de escolher
É possível comprar uma esquadria pronta – há diversos modelos no mercado – ou escolher uma porta personalizada. A segunda opção resulta em um gasto extra, mas o resultado pode compensar o investimento. “Podemos criar de acordo com os desejos dos moradores. É possível até mesmo blindá-las, sem alterar o desenho”, afirma Jóia.
O sistema de abertura também é importante. “Gosto das pivotantes, que são mais bonitas e ajudam aeconomizar espaço ”, comenta Dutra de Sá. Nesse caso, a folha da esquadria gira em torno de um eixo vertical. É importante reservar, no mínimo, 90 cm para a abertura. “Não recomendo as de correr na entrada. Elas são ótimas apenas para delimitar ambientes”, ressalta.
Os inimigos do bom gosto, de acordo com ele, são os olhos mágicos. Não se usa mais. Evite. Dupla perfeita
Uma porta de entrada não sobrevive sem maçanetas ou puxadores. Na hora de comprar lembre-se de que é fundamental optar por um modelo que combine com a esquadria. Analise as dimensões dos dois elementos para não ficar desproporcional.
Os puxadores são boas pedidas para portas maiores. Há opções com diferentes comprimentos e podem chegar a mais de 1 m. Os cromados são ótimas escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...