segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sou dono de imóvel; como uso o FGTS para comprar outro?


Internauta quer saber se pode vender parte de imóvel próprio para se enquadrar novamente nas regras do FGTS


Casas geminadas

Dúvida do internauta: Comprei um imóvel com meu irmão, já inteiramente quitado. Isto é, cada um ficou com metade do bem. Depois, comprei um novo imóvel financiado e sem usar o FGTS. Se eu transferir parte do meu imóvel já quitado para o meu irmão, para ficar com menos de 40% do imóvel, poderei usar meu FGTS para fazer um aporte no financiamento do novo imóvel?

Leia Mais

  • APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS
Resposta de Joe Powell*:

Realmente, o uso do FGTS para a compra de um imóvel não é possível para quem já é proprietário de mais de 40% de um imóvel diferente daquele que está sendo financiado.
Para que você consiga amortizar o seu saldo devedor com seu FGTS, será preciso vender o outro imóvel ou reduzir sua participação na propriedade para menos de 40%.
Você poderá amortizar o seu saldo com recursos do FGTS de 2 em 2 anos.
Quando amortizar o seu saldo, é interessante ponderar as duas opções que serão disponibilizadas:
1. A manutenção da sua parcela mensal, e a redução do prazo do financiamento; ou
2. A manutenção do prazo do financiamento, e a redução da sua parcela mensal.
*Joe Powell é diretor da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...