quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CADEIRAS E POLTRONAS: UM TOQUE A MAIS NA DECORAÇÃO


Elas podem apresentar-se com diferentes materiais, cores, formas, tamanhos e texturas. Não importa o modelo escolhido. O fato é que cada vez mais as cadeiras e as poltronas estão transformando-se em peças de destaque na decoração de qualquer ambiente. Seja na sala de estar ou na de jantar, no home-theater, no canto de leitura e até no quarto, elas ajudam a personalizar o espaço, promovendo charme e conforto.

Pode parecer simples, mas a escolha desses itens requer atenção especial. Segundo a designer de interiores Magda P. Braga, da DMA Design de Interiores, em São Paulo, o primeiro passo antes de adquirir um desses móveis é ver a proporção do local. “Tome cuidado para não atrapalhar a circulação do seu ambiente”, alerta.

Se o seu apartamento é pequeno, as poltronas decorativas com bracinhos de apoio tornam-se uma boa alternativa. “É um recurso na decoração, que incrementa ambientes menores”, afirma Magda. Só que elas não têm o mesmo conforto das poltronas que seguem o desenho do sofá. Essas últimas, porém, são indicadas apenas para ambientes espaçosos.

Outra tendência que veio para ficar é usar cadeiras de jantar com tonalidades ou modelos diferentes, como as mais encorpadas nas pontas da mesa. “Cada peça dessas pode ser de uma época, simbolizando um estilo diferente, pois trazem identidade e personalizam seus cômodos”, afirma a designer de interiores de Santo André Barbara Paludetti, que mantém o blog By Barbara Paludetti, com dicas de decoração.

APARTAMENTOS PARA COMPRAR EM SANTOS E SÃO VICENTE. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS

 

Texturas e cores


O importante é que as peças dialoguem entre si: sofás com a mesma proposta estética das poltronas e mesas de jantar com cadeiras da mesma dimensão, por exemplo. Também dá para “brincar” com a textura das peças envolvidas na decoração, usando o mesmo tom — por exemplo tonalidades de crus — em peças de veludo, de linho, chenile e matelassê.

Mas se você quer mesmo destacá-las, contraste suas cores com as dos demais móveis. Só tenha em mente o impacto que quer causar no seu espaço. “Uma cadeira com tonalidades vibrantes, que se sobressaem em relação ao restante das peças, chama atenção e tem a proposta de descontrair, já as cores escuras são mais sóbrias”, ensina a profissional.

confira as dicas de como escolher corretamente os tons para aproveitar bem os espaços da sua casa e deixá-la mais harmoniosa e elegante.






Um recurso bastante utilizado hoje em dia também é o uso de estampas diferentes, como floral com listrados e lisos. Mas atenção para o bom senso. “Florais têm apelo mais romântico; listras causam ar mais moderno e tecidos brilhosos, mais sofisticação”, explica Barbara.

Fibras naturais


Os projetos de cadeiras e poltronas com fibras naturais continuam em evidência. Esse tipo de material ganhou destaque a partir de 2009, quando uma parceira entre lojistas e a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu o Ano Internacional da Fibra Natural.

Empresas como a Armando Cerello investiram em linhas exclusivas de chaises, cadeiras, poltronas e outros móveiselaborados com matérias-primas naturais, como junco, apuí, rattan, palha e bambu, oriundas de reservas de extração de manejo sustentável. Há poltronas com porta-copos e revisteiro embutidos no braço. Outras apostam em assentos em tecidos coloridos ou couro ecológico e um acabamento envelhecido. Se você é um apoiador dos movimentos sustentáveis, estas são as alternativas ideais para compor seu ambiente.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso gastar muito dinheiro para mudar a decoração dos ambientes. Clique aqui e saiba como, com uma boa dose de criatividade e algumas dicas certeiras, a sua casa pode ficar linda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...