sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COMO ESCOLHER AS CORES DA DECORAÇÃO


Encontrar a combinação perfeita de cores é uma das etapas mais difíceis na hora de decorar uma casa, principalmente porque cada ambiente tem a sua finalidade e merece atenção individual. “Um espaço claro, um escuro, outro colorido... Deve-se pensar sobre esse conjunto, pois ele vai refletir a imagem do proprietário”, diz a decoradora Marcia Arcaro.

APARTAMENTOS DE 1,2,3 E 4 DORMS EM SANTOS OU SÃO VICENTE. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS

A cozinha e o banheiro pedem cores mais clarasA designer de interiores Marcy Ricciardi aponta que as cores precisam seguir a finalidade de cada ambiente: “Um escritório, por exemplo, pede tons discretos, mas não monótonos. A composição é muito importante”. Para os quartos, deve-se privilegiar a calma, a tranquilidade, já que é um local de descanso. “A paleta dos beges, verdes, azuis e tons quentes como marrons também são muito bem-vindos, mas cuidado com o vermelho, porque ele é uma cor enérgica e pode, sim, prejudicar o sono”, completa.

Se quiser apostar em mudanças mais radicais, opte pela sala. “O movimento da casa está no living – ali podemos ousar um pouco, mas sem exagero. A sala de estar merece um toque especial. Por ser um ambiente de convivência e de alegria, podemos variar, mesclar as cores. Uma parede berinjela ou azul cobalto pode fazer toda a diferença. Só não abuse.”

Já a cozinha e o banheiro pedem cores mais claras, como é de costume, pois eles devem refletir limpeza e higiene. “As tonalidades sóbrias permitem identificar pequenas sujeiras. A mesma característica é encontrada em hospitais, farmácias e clínicas de estética”, explica Marcia Arcaro. Para fugir do óbvio nesses ambientes, Marcy sugere adotar pastilhas coloridas ou escolher um piso diferente.

Um ambiente charmoso é aquele que proporciona equilíbrio entre as cores e as texturasSe quiser realizar mudanças, mas sem correr o risco de não gostar do resultado, a dica é investir em cores inusitadas para os móveis e objetos pequenos, em vez de sair pintando uma parede de cada cor. “As paredes, por serem grandes, devem ser pensadas com maior atenção. Uma cor mais intensa ou um branco muito forte pode ter um impacto negativo no ambiente; por isso, a solução é usar o tom mais claro de uma paleta de cores em superfícies maiores e deixar os outros tons para peças menores. Um ambiente charmoso é aquele que proporciona equilíbrio entre as cores e as texturas”, aconselha Marcia.

O ideal é contratar um profissional da área, mas para quem não tem verba para tanto e gostaria de aprender mais sobre decoração, Marcy sugere abrir a cartela de cores e escolher uma base clara e suave para a maioria das paredes, colorindo apenas uma delas com um tom chamativo. Já Marcia diz: “Meu conselho para quem não pode fazer uso de um serviço especializado é pesquisar e procurar uma loja bacana. Além disso, é fundamental que você esteja em um bom estado de espírito, pois tendemos a comprar aquilo que nos define no momento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...