sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dicas de segurança: como utilizar o projeto da casa a seu favor


Especialista alerta sobre aspectos que podem evitar assaltos a residências



Você sabia que um bom projeto arquitetônico pode ajudar na segurança de sua casa? Segundo o consultor de segurança David Fernandes, "O importante é realizar um estudo da área em que se pretende construir e primar pelos conceitos de segurança desde o anti-projeto, ou seja, os primeiros desenhos feitos antes da aprovação na prefeitura", explica. 

"É na planta que o consultor de segurança e o arquiteto devem trabalhar em equipe para que o projeto esteja em harmonia nos dois sentidos", completa o consultor.

Para Fernandes, o importante não é a utilização dos equipamentos eletrônicos de última geração que podem ser encontrados facilmente pelos consumidores, mas os procedimentos que garantem a sua melhor performance.

"Do que adianta ter uma garagem com catraca biométrica para liberar a passagem se não há uma vigilância atuando em conjunto para impedir que um morador seja rendido e entre com o inimigo para dentro de casa?", questiona. 

Além disso, aspectos da arquitetura podem, ao mesmo tempo, colaborar com a beleza e dificultar a segurança. Por isso, merecem atenção especial. Confira abaixo algumas dicas do especialista: 

Paisagismo  
Árvores muito altas como coqueiros dão beleza a um projeto, mas quando plantados próximos a muros podem servir de escada. 

Iluminação externa 
o jogo de luz e sombra, principalmente o que imita a luz prateada da lua têm a preferência dos especialistas em iluminação, mas quando excede na sombra pode facilitar uma invasão. 

Dry Wall 
Vedetes da arquitetura, o gesso apresenta-se como uma excelente solução na forma de paredes para separar ambientes. Porém, quando mal localizados podem ser facilmente rompidos e servir de passagem. 

Garagem 
Iluminação geral e homogênea que pode ser direta ou indireta faz parte dessa área da residência. Lâmpadas com alta tecnologia como os Leds de cor âmbar são muito aplicados e deixam o ambiente mais sofisticado. Porém essa iluminação indireta, que é quando o foco luminoso é direcionado para as paredes e só então é refletido no ambiente, pode ocasionar sombras que proporcionam a oportunidade ideal para que criminosos se preparem para uma invasão do domicílio, por exemplo. 

Sinalização 
Desde a portaria do condomínio até o hall de entrada das residências luzes de sinalização são implementadas por todo o caminho. São as chamadas luzes de balizamento, que iluminam o percurso do veículo, permitindo seu direcionamento com segurança. O que se ignora, porém, é que o caminho está iluminado, mas o ambiente ao redor dele não, o que cria sombras estratégicas que possibilitam ações criminosas. 

"É preciso cuidado com soluções que dão chance à marginalidade. Atitudes simples como, delegar a responsabilidade da segurança da guarita de um condomínio a um guarda, por exemplo, faz com que ele se mantenha alerta e os riscos diminuam porque o perfeito andamento é de sua competência", explica Fernandes. "Afinal, se os detalhes fazem a diferença em um projeto arquitetônico, na segurança, mais ainda", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...