terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vou me mudar de cidade; devo comprar um imóvel ou alugar?


Internauta vai se mudar de cidade e quer saber se é melhor viver de aluguel por um tempo na nova morada ou comprar logo um imóvel

Casal em sua nova casa
Antes de comprar um imóvel em uma nova cidade, melhor saber se você vai se adaptar

Dúvida do internauta: Tenho 30 anos, sou casado e tenho um filho de um ano. Moro no Rio de Janeiro, em um apartamento financiado com saldo de 200 mil reais. Recebi uma promoção na empresa e por isso terei que me mudar para São Paulo. Receberei por dois anos um auxilio moradia que virá na folha de pagamento no valor de 2 mil reais. Esse é o preço médio do aluguel no bairro onde pretendo morar. Neste mesmo bairro, os imóveis custam de 350 mil a 500 mil reais. Tenho 100 mil reais em poupança. Dúvida: abato o saldo do que está financiado e moro dealuguel em São Paulo ou não abato e dou entrada para comprar um imóvel em São Paulo? Acrescento que, independentemente de qualquer coisa, vou alugar o do Rio de Janeiro por 2.500 reais.

Leia Mais

  • APARTAMENTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR EM SANTOS.
Mudar de cidade é uma decisão corajosa, parabéns. Mas não são todos os que se adaptam bem. O desenvolvimento econômico de algumas regiões atrai pessoas de todo o País. Em São Paulo isso é muito claro, eu mesmo vim de Santos atraído pelas possibilidades desta grande cidade. No meu caso, aliás, já sabia que minha vida seria aqui.
No entanto, minha sugestão para você é não comprar um imóvel em São Paulo neste primeiro momento, por dois motivos: você terá pressa em comprar, o que pode levá-lo a fechar um negócio ruim; e também porque você ainda não sabe se você e sua esposa vão se adaptar.
Como você vem de outra cidade, é muito importante conhecer melhor o bairro em que pretende morar, os pontos em que terá mais compromissos e lazer (inclusive para o seu filho), o trânsito... pondere tudo isso no momento da compra.
Você pode achar que os preços agora estão bons, que as construtoras estão oferecendo "desconto” (o que é uma piada, porque não existe desconto em massa para imóveis; foi o preço que caiu). Também pode argumentar que muitos corretores acreditam que o preço continue subindo. Gosto de fazer uma analogia simples: perguntar para um corretor ou uma incorporadora se essa é a hora de comprar, é a mesma coisa que perguntar para o seu cabeleireiro, se você precisa cortar o cabelo...
Assim, filtre bem o que você vai ler a respeito do preço dos imóveis e espere ao menos um ano antes de tomar a sua decisão. Lembre-se que os custos de transação de um imóvel são altíssimos, chegando a 10% do valor do imóvel, e que o mercado não apresenta muita liquidez, ou seja, não é exatamente fácil se desfazer do seu imóvel.
Há um último ponto que não abordei, que se refere à sua carreira. Pode ser que você esteja em ascensão, e São Paulo seja apenas o primeiro passo para uma carreira mais global. Neste caso, comprar um imóvel agora, para num horizonte de dois anos se mudar, realmente não valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...