quarta-feira, 10 de abril de 2013

Manter atualização é essencial para transações imobiliárias


Documentos do imóvel precisam estar em dia seja para negociar ou até mesmo para comprovar que o imóvel existe.
Manter um imóvel ou ter uma propriedade em seu nome depende de ter também uma série de documentos regularizados. É uma extensa papelada que poderá definir a propriedade da imóvel, seu histórico e até mesmo comprovar que ele existe. Com as mais frequentes transações de compra e venda de imóvel – com a facilidade de crédito, financiamento e o poder de compra fortalecido – a regularização de documentos, que é um processo burocrático, depende de mais atenção.
“Conferir se o imóvel está autorizado a ser construído e se ele de fato está registrado é importante. Mesmo hoje em dia, com muita informação à disposição, tem gente que constrói e reforma sem saber que tudo isso tem de estar registrado, pois a desatualização de documentos pode atrapalhar o negociador, no futuro”, comenta o advogado Cezar Rodrigo Moreira, da Regulariza Imóveis, empresa especializada em regularização de ordem imobiliária.
Ele ressalta que ninguém deve fechar negócio sem checar a documentação e ver se está tudo em dia. Do contrário, é possível que a negociação esteja em um “limbo jurídico” e não tenha validade. “Temos um caso em que foi construído um mezanino sem autorização nem o habite-se. Foi vendido e agora o novo dono não tem nem como exigir uma ação de usucapião, porque, teoricamente, sem documento o imóvel não existe”, exemplifica Moreira.
De acordo com ele, na hora de comprar ou vender um imóvel, para manter a garantia do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou consultar financiamentos, é ideal contratar um profissional ou empresa especializada. “Pode ser que esse serviço saia um pouco mais caro, mas é para poupar dissabores futuros”, defende. Ver se a situação do imóvel e se a do vendedor são saudáveis é importante porque o empreendimento pode ser garantia ou fazer parte de uma ação judiciária. Assim, se a compra for efetivada e o imóvel for reclamado depois, não há o que fazer.
APARTAMENTOS EM SANTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS
Contrato de gaveta
Ainda é comum, de acordo com o advogado, que as pessoas façam contratos “de gaveta” ou sem validade jurídica para negociar imóveis ou contratos de financiamento. “Dessa forma, você não está seguro com relação àquele negócio. E ainda hoje tem muita gente que faz negócio dessa maneira e depois gasta mais e se preocupa mais para regularizar a situação”, indica. Ele conta que, por vezes, quem compra perde o poder sobre a propriedade porque não tem uma procuração que confirme a validade da transação.
Loteamentos irregulares também costumam dar problemas: “quem tem um terreno grande fraciona de qualquer jeito e coloca para vender. O comprador paga e depois não consegue reconhecer a legitimidade do terreno. Perde quem comprou e quem vendeu, pois a negociação, geralmente, é anulada”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...