sexta-feira, 19 de abril de 2013

#pontadapraia . PORQUE MORAR EM SANTOS. ESPECIAL BAIRROS - PONTA DA PRAIA


Ponta da Praia faz aniversário hoje. Homenagem da Bela Imóveis. 


Um bairro de requinte

Um bairro de requinte
Foto: Marcus Cabaleiro

Quem vê as grandes e imponentes torres na Ponta da Praia não imagina que no início do século passado a paisagem vista era de pequenas chácaras urbanas e grandes campos de várzea. Simples e sofisticado, o bairro completa 46 anos neste sábado (29) e é referência em qualidade de vida na cidade. A data refere-se à Lei 3485/67, que oficializou a Ponta da Praia como bairro. 

A Ponta da Praia alia comodidade e infraestrutura, concentrando importantes atrações turísticas, lazer e uma ampla rede de serviços para os seus 30 mil moradores e outros santistas que frequentam o local. A identidade própria e a localização fazem com que o comércio local seja bem variado e atenda a todas as necessidades de moradores que evitam sair com seus carros o tempo todo. 

Os clubes, localizados na Av. Almirante Saldanha da Gama, fazem parte da identidade esportiva do local. Os clubes da Ponta da Praia garantiam o glamour da orla marítima com seus bailes, festas e desfiles de carnaval. Boa parte deles foi fundada para promover os esportes aquáticos. Com o passar dos anos, Internacional, Regatas, Vasco e Saldanha da Gama acabaram vendo seu quadro de sócios diminuir. O Regatas Santista foi um dos que não aguentou e fechou as portas, já o Vasco da Gama inovou para se reerguer.

O bairro conta ainda com o Complexo Esportivo Rebouças, dois quilômetros de ciclovia e é referência em esportes náuticos, como a canoa havaiana e outras competições esportivas que ocorrem ao longo do ano. 
A vista dos píeres da Ponta da Praia fala por si só. Durante todo o ano, a entrada e saída de navios de carga chama atenção de quem passa pela avenida da praia, mas é durante a alta temporada de verão que a visão encanta. A passagem das luxuosas embarcações de passageiros é um show à parte e as muretas das calçadas atraem muitas pessoas que vêm a Santos acompanhar o embarque e desembarque de passageiros, ou apenas curiosos que apreciam o movimento.

A Praça do Aquário conta com diversas atrações em volta do ponto turístico. O Chorinho no Aquário é perfeito para os amantes de boa música e acontece todos os sábados, às 18h. Já para quem gosta de arte, o Jardim das Artes conta com uma exposição de pinturas de artistas locais que podem ser vistas todos os finais de semana.



Aquário completa 68 anos
O Aquário Municipal de Santos tem atraído milhares de turistas todos os anos. O local abriga 200 espécies e cerca de 2 mil animais de água doce e salgada, entre eles tartarugas, diversos peixes, tubarões, pinguins e até um leão-marinho. Para comemorar seu 68º aniversário, o Aquário promove um concurso em busca de imagens antigas de famílias no equipamento turístico, que foi inaugurado dia 2 de julho de 1945. Os interessados podem enviar suas fotos para o e-mail aquário@santos.gov.br ou levá-las até o    Aquário. É preciso anexar os dados pessoais, a data da fotografia e os personagens retratados.
- See more at: http://www.jornaldaorla.com.br/materias/12181-um-bairro-de-requinte/#sthash.sQsvlnjC.dpuf
Na última década, a população da Ponta da Praia simplesmente dobrou: dos 19.367 habitantes registrados pelo Censo de 1970, passou-se para 41.811 em 1980. De repente, muita gente começou a optar por esse bairro, que se distingue dos demais, entre outras coisas, por registrar temperaturas dois ou três graus abaixo da média de Santos. 

Isso mesmo, para quem não sabe, o vento que sopra do mar, de Sudeste para Leste, faz com que lá seja o lugar mais fresco de Santos. Muitos que ouvem isso logo atribuem conotação pejorativa ao termo fresco, já que se trata de um dos bairros mais valorizados da orla da praia e concentra dezenas de mansões.

Mas, deixando as brincadeiras de lado, ninguém pode negar que o bairro tem muitos atrativos: a simples vista do mar refletindo o sol é um espetáculo inesquecível, sem contar as cenas pitorescas que proporcionam os navios entrando e saindo do estuário e os barcos de pesca ancorados junto à Ponte dos Práticos.
Há ainda o Aquário, o Museu de Pesca, o ferry-boat, como também muitas escolas, supermercados, faculdades, drogarias e bancos. 

APARTAMENTOS EM SANTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS

Mercado de Peixes de Santos reúne comércio e turismo

O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia


O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto do ferry boat para o Guarujá

O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. Mais do que um local de venda de pescado, o espaço atrai os interessados em conhecer a variedade de produtos do mar e apreciar a 'visita' diária de garças brancas, que se acomodam nas redondezas e se destacam na paisagem. Segundo o gerente de um dos boxes, Francisco Gomes, as aves chamam a atenção da clientela. “Os fregueses se encantam com elas, que estão aqui todos os dias, são nossas sócias”, brinca.
Dentre os produtos expostos nos 16 boxes estão - com exceção das respectivas épocas de defeso - os badejos, bonitos, cações, corvinas, garoupas, tainhas, porquinhos, robalos, sardinhas, anchovas, mecas, manjubas, dourados do mar, pescadas brancas, pescadas amarelas etc. E ainda camarões, polvos, vôngoles, mariscos, lulas. Para a compra de pescado, importante é observar se o peixe está com boa consistência, olhos brilhantes e sem odor forte. Se vendido em pedaços ou postas, não pode ficar em contato direto com o gelo. Polvo e camarão devem ficar imersos em água com gelo.
O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto do ferry boat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...