sábado, 18 de maio de 2013

Conheça os benefícios da aromaterapia


Saiba como essa terapia de relaxamento pode ajudar a aliviar o estresse

Você já ouviu falar na aromaterapia? Esse tipo de relaxamento nasceu na França com base nos estudos de René – Maurice Gattefosse, que descobriu as propriedades medicinais dos óleos essenciais. 

O que é aromaterapia?
A terapeuta holística explica que a arte da aromaterapia é curar com a ajuda dos princípios medicinais das plantas, transformados em óleos, que se tornam aromas curativos. “O indivíduo experimenta internamente reações curativas, próprias de sua interação química com a química natural do aroma”, explica Prem Ila.

Vela e óleo de aromaterapia
Foto: Shutterstock Images
Arlete também explica que os óleos essenciais são extraídos de várias partes das plantas, tais como caule, raiz, folhas, flores e cascas, que promovem o bem-estar. “Quando inalamos o óleo essencial desejado, este entra pelas narinas e suas moléculas são levadas aos pulmões, terminando nos alvéolos e caindo assim na corrente sanguínea, promovendo efeitos terapêuticos”, conta.
Benefícios da aromaterapia
A aromaterapia atua em todas as partes do ser humano: na saúde física, mental, emocional e espiritual. “Podemos afirmar que a aromaterapia relaxa o corpo físico e a alma. É utilizado em processos de dores musculares, articulares, febre, estresse, enxaqueca, depressão, insônia, fadiga e várias outras situações de desarmonia”, revela Prem.
A naturóloga complementa que os óleos essenciais podem percorrer o sistema límbico, região do cérebro em que são guardadas as lembranças boas ou ruins. “O aroma em nossas vidas também nos trazem lembranças”, pontua Arlete.
O diferencial da aromaterapia
Em relação a outros tipos de relaxamento, a aromaterapia se destaca por ser associada a qualquer outro tratamento terapêutico. “Podemos usar o aroma em óleos de massagens, usar nas mãos para aplicar reiki, usar o óleo essencial puro para ingerir, podemos borrifar em ambientes, colocar em água para banho, usar em cosméticos, associar a cremes de beleza, entre outros”, revela a terapeuta.
Porém, Arlete aponta que existem óleos essenciais que são tóxicos. Dessa forma, é imprescindível a ajuda de um profissional qualificado: “Por exemplo, o óleo essencial de Alecrim é contraindicado para pessoas que sofrem de pressão alta. Já a Lavanda é muito relaxante e atua diretamente no sistema nervoso central”.
APARTAMENTOS EM SANTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS.
Quando usar a aromaterapia?
A terapeuta conta que a aromaterapia pode ser usada em qualquer caso, porque sempre poderá trazer asensação de relaxamento e esperança.  “Sempre existirá um aroma que tem o aspecto da energia de alguém. Isso quer dizer que existe um aroma específico para cada pessoa. Todas as pessoas, de qualquer classe social, credo ou raça, podem usar o aroma. Não existem restrições, porém, é importante consultar algum profissional do assunto para utilizar o aroma correto”.
A aromaterapia pode ser feita em casa, diariamente ou não. Somente um especialista fará as recomendações corretas. “É importante receber uma orientação segura quanto ao aroma que deve ser utilizado. Os aromas têm princípios ativos. Alguns são estimulantes, outros são relaxantes. Existem aromas específicos para dores musculares, por exemplo, enquanto outros servem para aquecer ou esfriar o corpo. Portanto, é importante a ajuda de um profissional qualificado”, finaliza Prem.

Consultoria: Prem Ila, terapeuta holística especialista em medicina ayurveda, chinesa e em aromaterapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...