quinta-feira, 2 de maio de 2013

Escritório para morar é tema de mostra de Jean Nouvel em Milão


Home office e as diferentes necessidades dos ambientes de trabalho serão foco de mostra do arquiteto durante o Salão do Móvel de 2013

Projetado por César Pelli, o edifício mais alto de Milão foi palco para as novidades do Salão do Móvel



Ainda em fase final de acabamento, o prédio envidraçado de 27 andares (o mais alto de Milão, com 231 metros de altura) projetado pelo arquiteto César Pelli para o banco UniCredit, foi cenário, nesta quinta-feira (7/2), para a apresentação da 52ª edição do Salão do Móvel, a ser realizada entre os dias 9 e 14 de abril. "É o nosso Réveillon", apontou a arquiteta Patricia Urquiola. Acostumada a ser uma das grandes estrelas da feira com seus lançamentos, ela terá de dividir as atenções do público neste ano com um astro ainda mais brilhante, o arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor de um Pritzker Prize, considerado o Oscar da arquitetura mundial, e responsável, entre outros, pelo projeto do Instituto do Mundo Árabe, em Paris.
APARTAMENTOS EM SANTOS . ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS

Acostumado a criar prédios comerciais de grande impacto, ele, agora, ajudará a pensar o futuro das áreas de trabalho, tendo em vista que as configurações tradicionais dos escritórios já não atendem as inúmeras formas de se trabalhar. "As pessoas hoje trabalham cada vez mais em casa, em cafés, em equipes multidisciplinares, e precisam de espaços personalizados, mutantes, impregnados de generosidade e conforto para estimular acriatividade ", afirma Nouvel, que mostrará soluções para o assunto na instalação "Office for Living" (algo como "Escritório para Morar", em inglês). Nela, o arquiteto apresentará soluções em tamanho real para as diferentes necessidades das pessoas que trabalham indo do home office aos galpões transformados em espaços coletivos de trabalho. Com 1.200 m², a mostra estará nos pavilhões dedicados à 16ª edição do SaloneUfficio, espaço dentro do Salão do Móvel voltado ao mobiliário corporativo.
"Este é um setor que vem sofrendo muito, com queda de quase 45% no faturamento desde 2008. E, ao mesmo tempo, é uma área que passou por muitas modificações . Então, achamos importante jogar um holofote no assunto", afirma Alberto De Zan, diretor da Cosmit, responsável pela organização do Salão e presidente da Assuficcio (Associação dos Fabricantes de Móveis de Escritório). Estima-se que a parceria com o arquiteto estrelado tenha saído em torno de 1 milhão de euros.
Juliana Bianchi
Claudio Luti e Jean Nouvel discutem o que será apresentado na mostra italiana
As movimentações e novidades com ares moderninhos que devem agitar o Salão neste ano têm um responsável, Claudio Luti. Depois de revolucionar a história da marca Kartell, da qual é o principal acionista, Luti parece decidido a fazer o mesmo como novo presidente da feira. "Inovação é a palavra-chave para que o Salão continue a ajudar a impulsionar a economia italiana. E é preciso explorar todas as sinergias possíveis entre o design e tudo mais que a cidade de Milão oferece, como sua excelência nas artes , na moda e na gastronomia, para que esse movimento seja ainda mais forte", afirma Luti, que por anos trabalhou como executivo da grife Versace.
Neste ano, além do Salão do Móvel, onde mais de 1400 expositores apresentarão suas novidades, muitas delas assinadas por designers de renome internacional, e do SaloneUfficio, os pavilhões de Rho ainda serão ocupados pela 27ª edição da Euroluce, e da 16ª edição do Salão Satélite, que terá como tema o "O trabalho artesanal e o design:juntos na indústria". Isso sem falar das mostras paralelas pela cidade. Sem dúvida, vir para Milão nesta época é uma oportunidade ímpar de vivenciar o design de móveis de forma única. Ou, como comparou o arquiteto Piero Lissoni, a "diferença entre o sexo real e o virtual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...