terça-feira, 14 de maio de 2013

JARDIM VERTICAL: CULTIVE O VERDE EM ESPAÇOS PEQUENOS




Se você mora em uma casa ou um apartamento pequeno, saiba que não precisa abrir mão de ter um cantinho verde.

Cultivar algumas espécies é viável, principalmente quando se adota o jardim vertical. Verdadeiros quadros vivos, eles ocupam pouco espaço e estão cada vez mais populares.

Ter um desses é simples – basta deixar a sua imaginação aflorar!

Escolha as flores e folhagens de sua preferência e decore a sala ou a varanda.

Já na cozinha, você pode fazer uma pequena horta, com temperinhos e ervas para chá. Uma delícia, não é mesmo?

Preparando o “terreno”

Vasos, meio vasos ou até mesmo garrafas pet são bons recipientes para abrigar as suas plantas. Eles devem ser afixados em telas ou placas feitas de ferro, madeira ou fibra de coco.

Para escapar de transtornos como mofo, umidade e infiltrações, o paisagista Edu Bianco prefere o uso de placas para acomodar as plantas, “evitando, assim, o contato direto com a parede”. Porém, se o seu jardim for fixado na própria construção, o profissional indica a impermeabilização da área para não causar danos.

Veja alguns exemplos:


  • Sustentabilidade: a placa de fibra de coco da Coquim é totalmente renovável.


  • Garrafas pet cortadas e penduradas podem ser utilizadas como vasos.



  • Outra maneira de utilizar garrafas pet cortadas é fixá-las em uma armação de madeira, como neste jardim suspenso encontrado no metrô de São Paulo.
APARTAMENTOS PARA COMPRAR EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS


Como manter a sua parede sempre viva

O primeiro cuidado a ser tomado é com a luz, fundamental para as plantas. Mas atenção! A incidência ideal varia de uma espécie para a outra. Outro detalhe é a adubação, que normalmente deve ser feita com produtos líquidos.

Ainda sobre o cultivo, lembre-se de que cada tipo exige um manejo especial. Verifique as necessidades das plantas antes de comprar para se certificar de que o jardim está adequado ao seu estilo de vida.

“Para as áreas externas, vão bem: aspargos ornamentais, hera, flor-de-cera, rhipsalis, bromélia e fireball. Já para as internas, prefira peixinho, samambaia e dinheiro-em-penca”, sugere Edu. “E se você não dispõe de muito tempo, escolha aquelas que precisam de menos água”, completa.



Quer saber mais sobre os cuidados e outras espécies que podem compor a sua área verde?
Então, leia também este texto: Jardim interno, eu quero!

Em relação aos gastos para montar um jardim suspenso, o paisagista explica que “é muito relativo, ou seja, depende bastante do tamanho da área e das plantas escolhidas”. Para reduzir o custo do investimento, ele recomenda: “Em geral, samambaias são alternativas bem acessíveis”.

Optar por esse tipo de jardim permite que você sinta o bem-estar de ter o verde em casa, independentemente de fatores como tempo, espaço e dinheiro. Além disso, cuidar desse pedacinho de natureza fará muito bem para o seu astral e o da sua casa. Monte o seu e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...