quarta-feira, 1 de maio de 2013

Utilize técnicas de grafite para decorar a casa

Arte vira tendência, principalmente em quartos infantis. A escolha dos desenhos e cores imprimem ao lar um pouco da identidade dos moradores


A escolha de obras de arte para a casa traduz um pouco da personalidade do proprietário. Aplicar técnicas de grafite, além de deixar o visual interessante, mostra um pouco da identidade dos moradores.


Antigamente, a linguagem do grafite era utilizada dentro de casa por pessoas com gosto mais refinado, que apreciam arte. Nos dias de hoje, a técnica já atingiu todo tipo de público”, diz o artista plástico Raphael Barcelos.
Assim como os papéis de parede e adesivos vêm ganhando espaço na decoração da casa, a linguagem de grafite pode ser utilizada para personalizar o ambiente. De acordo com o profissional que aplica a técnica, este artifício tem vantagens sobre os demais.
“O grafite é artístico e artesanal, por isso tem um valor maior. Além disso, apresenta maior durabilidade em relação ao papel de parede, pois os desenhos não precisam de retoque, não rasgam e não degradam”, afirma Barcelos, que trabalha com a arte há 15 anos. O trabalho do artista pode custar entre R$ 700 a R$ 5 mil, depende muito da imagem escolhida.
Apesar da técnica já ter virado tendência na decoração de diversos ambientes da casa, é no dormitório das crianças onde a arte ganha mais entusiastas. “De cada 10 trabalhos que eu faço, oito são em quartos infantis”, revela o artista.
APARTAMENTOS EM SANTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS

O dormitório dos pequenos pode ganhar desenhos das princesas, de super-heróis, Hello Kity ou o que mais as crianças desejarem. “Paredes dos quartos de bebês têm recebido desenhos com árvores, flores e corujas”, diz Barcelos.
Arte de Raphael Barcelos. Segundo o artista, quartos de crianças são os ambientes que mais recebem a linguagem de grafite
As áreas de convívio comum, como salas e halls, geralmente, ganham cores mais frias e tons pastéis, segundo o profissional. O lugar onde o morador recebe amigos para churrasco ou ouvir música pode ganhar desenhos mais descontraídos para compor o ambiente.
Aqueles que querem manter o muro longe de pichações, contratar um profissional para fazer um trabalho artístico pode manter a parede intacta. Isto porque, de acordo com Barcelos, há um “acordo silencioso” entre quem picha e quem faz grafite, no qual um não desrespeita o trabalho do outro.
Artista utiliza a técnica sem esquecer de forrar o piso, para evitar respingos de tinta
Aplicando a técnica – Os desenhos podem ser sugeridos pelos artistas ou até a internet pode servir como fonte de inspiração. No momento de aplicar a técnica, o profissional lembra que é preciso tomar cuidados para não causar muita bagunça. “Ao fazer o trabalho dentro da casa, eu costumo forrar o piso com um tapete de papelão, além de proteger os móveis com uma lona plástica”, conta Barcelos. Para evitar que os cantos da parede sejam danificados, o grafiteiro utiliza rolos de papel pardo.

Para aplicar a linguagem do grafite na decoração, o artista pode utilizar rolos com tinta látex, compressores de ar, pistola de pintura e técnicas de aerografia, além do spray. “É possível mesclar bem as ferramentas”, afirma o artista.
Para criar algo muito exato, como um verso estampado na parede em determinada fonte de escrita, o profissional utiliza adesivos como molde. Ao colocá-los na parede com o desenho já escolhido, é só pintar a parte vazada e depois retirá-los para poder observar o efeito sem que fique borrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...