sábado, 29 de junho de 2013

Para dormir e sonhar…


Refúgio da casa, o quarto merece atenção especial nos detalhes de decoração. Cores, iluminação, roupas de cama confortáveis e até um bom colchão são itens essenciais.
tn_600_430_quarto_aconchegante_2_2305treze
Ele precisa convidar ao relaxamento e expressar a personalidade dos seus moradores. Afinal, descansar e dormir bem dependem diretamente da ambientação do dormitório, que deve ser muito confortável e aconchegante, independentemente da área disponível.
Com as temperaturas caindo, dá ainda mais vontade de estender o tempo debaixo das cobertas. Então, a Viver Bem Casa & Decoração traz projetos inspiradores e dicas importantes para transformar o quarto em um espaço convidativo.
dicas para relaxarA primeira definição é o estilo da decoração: clássica ou contemporânea? Com mais ou menos cor? Cheia de detalhes ou minimalista? Apenas para o descanso ou multifuncional? Sem falar em outras peculiaridades: será compartilhado (ou pelo casal ou por irmãos)? Ou seja, sempre é preciso equilibrar a decoração. “O espaço deve exprimir o perfil e o estilo da pessoa ou de quem compartilha o espaço”, lembra o designer de interiores Diego Miranda.
O primeiro móvel a ser escolhido é a cama, item central e mais importante do ambiente. Há modelos de tamanhos variados e algumas dimensões podem ocupar quase toda a área do cômodo. Assim, é preciso escolher o móvel considerando um espaço de circulação de pelo menos 90 cm a frente da cama e pensando na abertura de portas e gavetas dos armários.
Ambientes amplos podem ter camas mais altas e com cabeceiras robustas. No caso de espaços menores, é melhor optar por cabeceiras mais baixas, que darão a impressão de amplitude, indica Tainah Paiva, do escritório Trinômio Arquitetura.
APARTAMENTOS NA POMPÉIA EM SANTOS PARA COMPRAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS

Aliás, o item cabeceira é um capítulo à parte e recheado de possibilidades. “Quando se usa o móvel cama, normalmente há uma cabeceira de madeira ou de outro material, mas com o uso frequente das camas box, as cabeceiras do tipo painel acolchoados e estofados ganham bastante espaço”, lembra Tainah. Os tecidos mais adequados são o couro sintético, camurça e linho. Há ainda opções de cabeceiras apenas em madeira, sem o revestimento em tecido, acompanhando o padrão dos outros móveis do quarto.
Enquanto a cama tem importância mais estética, um colchão bem escolhido é o item que garante boas noites de sono. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o modelo certo não pode ser muito rígido, por não se ajustar ao contorno do corpo; e nem muito macio, por atrapalhar a sustentação das regiões mais pesadas, como quadril, ombros e coxas.
Otimizando
Escolhida a cama, é preciso definir os demais móveis e itens de decoração. “Os armários embutidos, planejados ou de marcenaria, ganham pontos em termos de aproveitamento de espaço, organização e funcionalidade”, comenta a arquiteta Susana Fischer.
O material usado nas portas dos armários não precisa estar limitado à madeira. “Usar espelho é uma ótima opção para ampliar o quarto e ainda economizar o espaço que um espelho precisaria em outra parede”, explica Tainah.
Para completar, móveis com gavetas, como cômodas, penteadeiras e criados-mudos são bons para acomodar roupas dobradas, documentos e itens de cuidados pessoais. Nesses móveis soltos, é possível investir mais no design e ter peças com ar retrô, dando charme todo especial.
“Se o quarto tiver boa dimensão, um baú ou pufe aos pés da cama ajudam a dar um apoio na hora de vestir”, completa Susana. Os criados são curingas para dispor abajures, pequenos objetos de decoração, despertador e livros. Aliás, um canto de leitura é muito charmoso no quarto. E para criá-lo basta investir em uma poltrona e almofadas confortáveis.
Além dos armários, nichos nas paredes ajudam a dar um respiro na decoração. Neles, deve-se optar por acomodar esculturas e objetos decorativos. Para preencher as paredes e trazer um clima afetuoso para o ambiente, a recomendação é investir em obras de arte e fotos de família.
Quem não vive sem tecnologia, certamente gostará de uma mesa para apoiar o computador no quarto. “Esse é um pedido bastante frequente, especialmente nos quartos de jovens, que usam o ambiente para descansar e estudar”, comenta Tainah. No caso de haver essa necessidade, é preciso aproveitar bem o espaço, evitando que o quarto fique com muitos móveis e sem espaço para circulação.
Cores e iluminação
A combinação cor e iluminação é o que vai garantir boa parte do conforto do quarto. “Quase sempre a cor escolhida para o dormitório é o branco, que está associado ao descanso e ainda ajuda a dar a sensação de um espaço maior”, lembra a arquiteta Samara Barbosa. Mas o branco total deixa o clima impessoal. Pode-se apostar, assim, em algo mais aconchegante. “Alguns toques de cor dão vigor para o ambiente. Para a base, recomendo os tons neutros, mas não somente o branco: off-white, verde e azul, são boas opções”, completa.
A iluminação deve ser suave e agradável, potencializando a luz natural. “As lâmpadas mais aconselháveis são as de tons quentes (amarelas) e a disposição deve ser indireta, que é mais convidativa para o descanso”, explica o arquiteto Ivan Wodzinsky.
Além da iluminação geral, que pode ser feita com lâmpadas embutidas no teto e plafons com rebatedores, um item muito importante é um abajur na lateral da cama. A peça faz toda a diferença na decoração.
Têxteis
Tecidos aquecem qualquer ambiente e no quarto não é diferente. No piso, um tapete confortável e macio deve estar ao lado da cama para decorar e evitar que se pise direto no chão ao acordar. As opções de fios sintéticos são de fácil manutenção.
Cortinas dão um toque especial. Para escurecer o ambiente, o melhor é trabalhar com persianas blackout e, para decorar, modelos de cortinas em tecido. “Mas é importante não exagerar na composição. Cortina de tecido natural, com um bom corte e caimento, garante a beleza e o conforto”, afirma Wodzinsky.
Quanto à roupa de cama, o melhor é uma base neutra, que pode ser branca, bege ou com estampas suaves. “Além dos habituais jogos de algodão ou flanela, lençóis de seda ou de linho egípcio são opções bem confortáveis. Além disso, um bom edredom, cobertores e uma manta para os pés da cama são essenciais”, lembra Susana. Para complementar o visual, almofadas alegres e confortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...